Psicologia

Conheça um pouco mais sobre a qualificação profissional da responsável pelo Acompanhamento Psicológica na Academia de Tênis João Soares:

Nome: Ana Lucia Godoy

Atividades científicas, culturais e profissionais

- Concluiu o curso de Expansão Cultural “Psicologia do Esporte e sua Aplicação Social” – Instituto Sedes Sapientiae

- Participou do “Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte” realizado na EEFE-USP

- Participou do curso de “Técnicas Psicológicas no Esporte” na 10th Convenção de Esportes e Fitness – Clube Pinheiros, SP

- Concluiu o curso de “Especialização em Psicologia do Esporte” – Instituto Sedes Sapientiae.

- Concluiu o curso de “Formação em Terapia Cognitiva” – Instituto Pieron

- Concluiu o curso “Descobrindo Crianças e Adolescentes” – Instituto Pieron

- Participou do “1º Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte” realizado no Instituto Sedes Sapientiae

- Co- autora do livro: Rubio, K. “Psicologia do Esporte Aplicada”, cap.– Desafios do Psicólogo no Trabalho com o Tênis. São Paulo; Casa do Psicólogo, 2003

- Membro integrante da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.

- Atua também como Psicóloga de atletas profissionais e amadores de triathlon, natação e ciclismo

- Realiza palestras em clínicas e academias

- Professora em cursos de especialização de psicologia do esporte

- Realiza atendimento psicoterapêutico em clínica

Entrevista realizada pela jornalista Rebeca Von Zubem com a Dra. Ana Lucia Godoy, responsável pelo Acompanhamento Psicológico na Academia de Tênis João Soares

Qual a importância do trabalho e/ou acompanhamento psicológico junto aos atletas?

Por ser a psicologia do esporte o estudo científico dos fatores psicológicos que estão associados à participação e performance nos esportes, exercícios e outros tipos de atividade física, o trabalho do psicólogo é importante porque, como um preparador mental, visa dar suporte ao atleta investigando as causas e os efeitos das emoções que se apresentam antes, durante e após a performance, fornecendo elementos na busca de uma consistência no desempenho, maximizando o rendimento.

O trabalho do psicólogo junto aos atletas também é importante pois ele é um facilitador da comunicação, envolvendo uma abordagem multidisciplinar onde o enfoque social, educacional e clínico se completam e portanto o psicólogo intervém não só junto ao atleta mas também junto à comissão técnica e à família.

Quais são os pontos ou aspectos que podem ser considerados como diferenciais da psicologia esportiva?

O diferencial do trabalho do psicólogo do esporte é o desenvolvimento das habilidades emocionais (concentração, motivação, controle da ansiedade, confiança, persistência), é dar ao atleta o domínio das técnicas (visualização, respiração, relaxamento, autocontrole) e investigar e intervir em todas as variáveis que estejam ligadas ao ser humano que pratica uma determinada modalidade esportiva e em seu desempenho.

Tem aumentado a procura dos atletas pelo acompanhamento psicológico? Como os pais tem se comportado diante desta realidade?

Sim, a procura tem aumentado tanto para o esporte de alto rendimento como para os que praticam atividade física visando a saúde e o bem estar. Também para o acompanhamento de atletas que se encontram lesionados e para reabilitação. O acompanhamento psicológico vem agregar ao trabalho dos outros profissionais envolvidos com o atleta: técnico, preparador físico, nutricionista, fisioterapeuta. No caso de atletas adolescentes, normalmente, a procura pelo psicólogo parte dos pais que vêem neste acompanhamento o suporte para enfrentar os momentos difíceis tanto durante a performance como em outras questões inerentes à adolescência. O acompanhamento do psicólogo com os pais também é importante no sentido de trabalhar suas expectativas em relação ao filho(a) atleta, suas atitudes, seus desejos e planejamento de sua carreira.

Qual a metodologia de trabalho voltada ao acompanhamento psicológico esportivo?
Dê uma breve explicação.

A metodologia de trabalho envolve:

- entrevistas: coleta de informações com técnicos, familiares e o próprio atleta.
- avaliação individual: pontos chaves a serem trabalhados, dificuldades, objetivos.
- observação de campo: participação em treinos e competições.
- planejamento: objetivos, estratégias, cronograma, planos de competição.
- treinamento mental: controle das técnicas.
- exercícios: de atenção, concentração, respiração, visualização.
- acompanhamento do atleta com reuniões semanais.
- reuniões com pais e técnicos sempre que necessário.

Em um mundo extremamente competitivo, qual a importância do referido “preparo psicológico” para o desenvolvimento dos atletas?

O cenário esportivo mudou bastante nos últimos anos. O que antes era visto mais como lazer, hoje é visto com “business” e portanto muito investimento vem sendo feito em materiais, tecnologia, alimentação especifica para esportistas, enfim, diversos elementos que fomentam a competitividade e faz com que os atletas de ponta se igualem cada vez mais. Pensamentos e sentimentos tornam-se, então, o diferencial na performance – a vitória é decidida na cabeça. Por outro lado, ainda, a psicologia desportiva recebeu grande impulso nos últimos anos também pelo desaparecimento de preconceitos (hoje em dia não se associa mais tratamento psicológico à loucura), pelo reconhecimento de fatores mentais e comportamentais que interferem no desempenho ou que são influenciados por ele, enfatizando a importância do desenvolvimento das habilidades emocionais e pela compreensão da necessidade da busca da saúde, bem-estar, auto conhecimento.

É importante destacar que a competitividade também pode levar a situações que geram agressão e violência, disputa por liderança, influência da torcida sobre o atleta, sendo estes temas também abordados no preparo psicológico em função da personalidade de cada um.

Existe alguma linha específica da psicologia que norteie seu trabalho profissional?

Sim, a linha que norteia o meu trabalho é a cognitivo-comportamental, que faz a interligação do pensamento-sentimento-comportamento. Porém, vale citar que há psicólogos do esporte que atuam com a diretriz psicanalítica, outros com abordagens da psicoterapia breve, comportamental, entre outras.

O que você gostaria de destacar em sua área de atuação para servir como um diferencial e reflexão aos atletas e aos seus pais?

O esporte abre vários caminhos: lazer, social, saúde, qualidade de vida, interesses acadêmicos até o profissional. O trabalho do psicólogo do esporte visa, antes de tudo, o bem-estar do indivíduo em qualquer um dos aspectos acima citados. O foco principal é o desempenho, a rotina, a persistência. Resultado é a conseqüência de um bom desempenho e para isto é fundamental ter-se objetivos, estratégias, disciplina e compromisso. Portanto, a formação de um atleta não depende só de talento, mas engloba vários outros aspectos: físicos, mentais, sociais e a própria personalidade.

Além disso, é importante destacar que o desenvolvimento das habilidades emocionais transcende a quadra. Uma vez adquiridas, estas habilidades favorecem o indivíduo em qualquer outra área de atuação e na própria vida pessoal.